domingo, 2 de novembro de 2014

As 9 principais novidades do Android 5.0 Lollipop

Android 5.0 Lollipop
Não é mais nenhum mistério o nome da próxima versão do Android. Agora que já sabemos que o Android 5.0 será chamado de Lollipop, o que queremos saber são as novidades que ele trará para nós usuários do sistema, certo?
O novo sistema já virá embarcado nos novos Nexus 6 e Nexus 9 e será lançado em breve para os Nexus 4, Nexus 5 e Nexus 7, e para a linha Moto de 2013 e 2014. Além das novidades que já conferimos na versão preview, a Google também introduziu algumas novas na versão final do sistema. Confira as mais importantes:

Design Material

Muito se fala no design Material do Android 5.0. Ele trouxe uma grande mudança estética para o sistema que vai além de meros ícones e nova paleta de cores. As animações estão mais caprichadas e mostra elementos que mudam de forma e se adaptam à tela ao exibirem novos conteúdos. O foco aqui é tornar tudo mais belo na maior mudança visual que o sistema já recebeu. Para tirar um proveito ainda maior deste novo design, a Google liberou instruções para os desenvolvedores de aplicativos seguirem, na intenção de acabar com esta falta de padrão no visual do sistema.

Notificações

O Android sempre teve uma central de notificações invejável. E agora com o Android 5.0 tudo fica ainda melhor. Antes a notificação era exibida apenas na barra de status. Com a nova versão do sistema as notificações surgem em forma de pop-up no topo da tela mostrando mais detalhes do que era possível apenas na barra de status. Agora também serão exibidas na tela de bloqueio. Com isso, você pode dispensar uma notificação sem precisar desbloquear o smartphone. Sendo possível também ler e até responder uma notificação diretamente da tela de bloqueio.
Agora será possível ignorar uma chamada quando você estiver realizando outra tarefa, já que o aplicativo do discador não irá ocupar toda a tela impedindo que você continue o que estava fazendo. E por falar em ignorar, agora o sistema permite definir um tempo em que você não será mais incomodado por novas notificações. Uma versão aprimorada do recurso ‘Não Pertube’, mas focado apenas em notificações.

Consumo de bateria

Google promete que o Android 5.0 com modo de execução em ART irá garantir uma maior autonomia aos dispositivos. Alguns testes revelaram que o Nexus 5 com a versão preview rendia 30% a mais de tempo. Com os novos recursos como o Battery Saver, a Google promete um aumento de 90 minutos no uso do smartphone. Além disso, o sistema agora exibe quanto tempo falta para sua bateria chegar a 100% e também informa quanto tempo de bateria ainda resta para a sua descarregar, indo além da mera porcentagem. Esses recursos já foram implementados por outras fabricantes como a LG, mas é interessante vermos por padrão agora no Android.

Segurança

O Android Lollipop conta com sistema de criptografia que vem ativado por padrão. Isso garantirá que os seus dados estarão mais seguros com a nova versão. Há também as novaspolíticas de segurança SELinux que garantem uma maior proteção contra vulnerabilidades e ataques por malwares. E com o Android Smart Lock, você poderá desabilitar a tela de bloqueio sempre que estiver com um smartwatch em seu pulso que tenha sido pareado com o seu smartphone. Este recurso também será possível com o Android Auto; assim, quando estiver em seu carro, você não precisará ter que ficar digitando senhas para ter acesso ao seu telefone.

Múltiplos perfis

Agora você poderá compartilhar o seu dispositivo Android com amigos e parentes. Há o suporte a múltiplos perfis que criam instâncias diferentes, onde cada um só terá acesso aos seus documentos, fotos e vídeos. Além disso, existe o modo convidado onde você poderá permitir que alguém use seu smartphone temporariamente, sem ter acesso aos seus aplicativos, fotos, vídeos, etc. E você poderá bloquear para que outra pessoa tenha acesso a apenas uma tela em particular do sistema.

Novos atalhos do sistema

Ao puxar sua barra de status com dois dedos, você terá acesso aos atalhos do sistema que mais usa com frequência, como brilho, som, e rotação de tela, por exemplo. Foram incluídos também outros atalhos que não haviam antes, como: lanternahotspot, rotação de tela eespelhamento de tela. Antigos atalhos foram melhorados como o de Wi-Fi e Bluetooth que possuem um novo seletor de Ligado/Desligado para facilitar o uso.

Conectividade

Melhorias foram feitas em todos os tipos de conexões, assim, você poderá alternar entre redes Wi-Fi sem sentir qualquer falha de transmissão de dados em seu dispositivo. Foi melhorada a busca por novas redes, que além de mais eficiente também ajuda a reduzir o consumo. O mesmo pode ser dito sobre o Bluetooth que também foi aprimorado na nova versão do sistema.

Desempenho e Modo de execução

O Android 5.0, assim com a versão preview do Android L vieram apenas com o modo de execução ART que garantem um aumento de 4x no desempenho, interface mais fluida, e o melhor de tudo: menor consumo. O novo sistema também conta com suporte a hardware 64-bit, disponível no Nexus 9. Ele é compatível com hardware ARMx86 e MIPS, também. Além disso, os aplicativos nativos como Gmail, Chrome e Google Play Music já são otimizados para extrair o máximo da arquitetura 64-bit.

Multimídia

A nova versão conta com suporte nativo a som de 5.1 e 7.1 canais. Há também o suporte de áudio via porta USB, algo que os amantes de música pediam há muito tempo. A nova versão também conta com OpenGL 3.1 que garante um maior avanço gráfico, especialmente para jogos. E para os amantes de fotografia, o Android Lollipop conta com suporte ao formato RAW que garante uma melhor qualidade de imagem devida a menor taxa de compressão comparada a JPEG. E por último, temos o codec HEVC que permite termos vídeos em 4K a 10-bit, com maior qualidade e fluidez.
Além de tudo isso, a nova versão do Android conta com várias outras novidades como melhorias no recurso OK Google, integração com o Android TV, suporte a 68 novos idiomas, maior facilidade de configuração do sistema. E muito, muito mais.
Pelo visto a Google realmente veio trabalhando pesado nos últimos meses para trazer uma grande atualização para o seu sistema. Agora só nos resta esperar para pormos as mãos em todas estas novidades.
  • O Asus Google Nexus 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar.
←  Anterior Proxima  → Página inicial